Como anunciar no Pinterest e quais as vantagens?

Já falamos um pouco neste post sobre as pretensões do Pinterest na oferta de serviços de publicidade online e porque investir na ferramenta, levando em conta seu crescimento no Brasil e no mundo, além das possibilidades estratégicas para seu negócio.

Agora, vamos conhecer, no detalhe, quais são os recursos disponíveis, como ativar sua conta, quais métricas acompanhar e as vantagens de anunciar na plataforma.

Recursos para perfis de empresa e anunciantes

O Pinterest dá uma opção, no momento de abertura de conta, para “Criar uma conta business”, com ela, a ferramenta já entende que o foco será exibir seu produto e divulgar sua marca. Mas também é possível conectar uma conta pessoal já existente a um perfil comercial acessando as configurações.

Com esse tipo de conta, por meio do gerenciador de anúncios da plataforma, com recursos como audience insights e analytics, há acesso a posições superiores para a divulgação, seu público-alvo desejado pode ser selecionado, o alcance é maior e, para os pins patrocinados, as possibilidades criativas são ampliadas em relação aos pins “orgânicos”.

Alguns outros recursos exclusivos das contas Business são:

  • Botão Salvar para sites, que aparece nas imagens do seu site comercial para salvamento.
  • Rich Pins que, além de título, legenda e links das imagens, incluem preço, disponibilidade e link de compra.
  • Shop the Look, para a área de moda, permite marcar seus produtos, o usuário, ao clicar, é direcionado para seu site e finaliza a compra.
  • Pincode, como um QR code, colocado em materiais impressos, encaminha o pinner para pastas no Pinterest.
  • Pinterest Lens, com a câmera do app, é possível fotografar algo para que a plataforma encontre e mostre referências semelhantes.
  • Pinterest Ads função publicitária da rede, que tem o objetivo de facilitar o encontro de clientes e marcas relevantes para eles por meio de anúncios.

Passos para ativação

Sintetizando, em passos pontuais, a ativação da sua marca no Pinterest, temos:

I.              Validar perfil comercial

II.            Verificar o domínio e validar a forma de pagamento

III.           Definir os objetivos das campanhas

IV.          Instalar Tags, Pinterest Tag Helper e catálogo de produtos

V.            Lançar, testar e otimizar

Formatos e segmentações

Anúncios patrocinados no Pinterest podem aparecer no feed inicial, em pesquisas de palavras-chave relevantes e pins relacionados. São 5 os formatos: o pin padrão/vídeo padrão (2×3), o vídeo de largura máxima (com espaço de 2 pins, trazendo mais visibilidade), o carrossel (2 a 5), o pin de produto (com a possibilidade de “pinar” com preço) e as coleções.

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As opções de segmentação disponíveis para personalizar sua campanha são por palavras-chave, interesses, lista de audiência, engajamento, retargeting e actalike. Além dessas, há também as segmentações adicionais expandidas, por idioma, dispositivo ou mesmo dados demográficos (idade, gênero ou localização).

Métricas no Pinterest Analytics

As contas de empresa têm acesso a um painel de relatórios, eles trazem o desempenho de campanhas com base em métricas de conversão e entrega. Com a ferramenta, será possível acompanhar

  • informações sobre o público
  • número de impressões
  • visualizações de vídeo
  • taxa de engajamento
  • cliques em link
  • pins salvos

Como no Google Ads, o Pinterest utiliza um leilão de segundo preço para os lances. As campanhas de reconhecimento são cobradas pelo CPM, as de tráfego por clique e há também as cobradas por engajamento.

Vantagens de anunciar nessa rede

Agrupando as vantagens que o Pinterest pode oferecer às marcas, selecionamos 4 pontos específicos:

Participação na intenção inicial do cliente: sabemos que, quando uma pessoa vai até o Pinterest, ela tem interesse em algo ou uma ideia que ainda precisa ser lapidada, então está aberta a explorar para moldar decisões. Esse contexto, para as marcas, é extremamente interessante pois é possível influenciar a jornada e a compra de uma forma como não é possível em outras plataformas, quando, por exemplo, a decisão de compra já foi tomada, ou seja, a conversão se orienta mais em relação ao preço ou benefícios.

Antecipação no planejamento das vendas: pelo Pinterest, há a oportunidade de alcançar o público antes da concorrência com um planejamento sazonal prévio, já que, antes de determinadas épocas do ano, a busca por referências, produtos e marcas vem adiantada em relação às datas comemorativas. Exemplificando, a plataforma já começa a aquecer suas categorias para a Black Friday em agosto, e a procura por inspirações para o “fim de ano” começa em setembro, sendo que, em outras redes, o pico é pontual, em dezembro.

Apelo visual forte e imersivo da publicidade: os anúncios são percebidos como conteúdo, formam parte da experiência do usuário e, dessa forma, não “interrompem” a navegação, como acontece em outras plataformas. Se sua marca está ali, torna mais simples, rápida e direta a colocação das ideias em prática, sem distrações, sem perda de interesse e da decisão de compra. Assim como os outros conteúdos, o patrocinado poderá ser salvo em suas pastas, como um pin orgânico.

Pesquisas desassociadas de marcas: a grande maioria dos usuários chega ao Pinterest com a mente aberta, por isso as principais buscas não contêm nenhum termo relacionado a uma marca, são unbranding. Essa abertura possibilita às marcas se mostrarem como conexão e elo entre as ideias que os pinners têm e sua realização. Portanto, é um ambiente ideal para interagir com quem já é fã, trazendo novos produtos, mas também ampliar seu público possibilitando a descoberta da sua marca.

Apostar ou não no Pinterest?

Enfim, são diversos os recursos, as vantagens e os insights que essa rede proporciona para que você conte a história da sua empresa por meio dos pins e alcance uma variedade de objetivos patrocinando-os. Entrar com uma estratégia completa, contemplando campanhas de awareness, consideração e conversão, pode trazer resultados muito positivos.

Paralelamente, oferece um ambiente confiável e a possibilidade de instigar, impulsionar e influenciar as compras dos clientes, ou seja, conecta inspiração a ação. Por isso, o Pinterest tem se tornado uma ferramenta valiosa de estratégia de marketing que, se bem planejada e implementada, pode render espaço, audiência, engajamento, conversões e receita para destacar sua marca e encantar com ela.

Monte sua loja criando uma experiência de marca inspiradora e mais simples, aumente suas vendas com mais eficiência e comprove o impacto dos diferenciais e benefícios que essa plataforma proporciona.