Como patrocinar vídeo no TikTok?

O TikTok é uma rede social de conteúdos interativos e para consumo imediato, para isso, ela se alimenta da criação e visualização de vídeos musicais de curta duração (15 a 60 segundos). Personalizados, esses vídeos, de modo geral, são encaixados ao som de hits do momento com dublagens, coreografias, interagindo com canções, discursos, diálogos de filmes, séries, novelas ou outros programas e memes virais, ou seja, é uma rede de alta rotatividade e que exige preparação antecipada e timing para o sucesso.

Segundo dados da revista Proxxima, que aborda temas ligados à inovação tecnológica, são cerca de 800 milhões de usuários no app em todo o mundo e 75% são ativos diariamente. A faixa etária mais recorrente dentro desse número é de até 30 anos, são nativos digitais, logo, um público mais exigente no meio virtual, quanto à originalidade e criatividade, mas sua audiência já vem se diversificando. Aproveitando o poder de compra tão elevado desse público, fica claro que a publicidade nessa rede pode ser um excelente investimento.

A plataforma traz uma grande facilidade na produção e na edição desses conteúdos, assim os usuários tanto criam os seus como interagem com os dos outros, amigos, curtindo, comentando, compartilhando, podendo, além disso, assistir vídeos recomendados, sempre de acordo com o tipo de conteúdo que eles consomem. Por mês, são quase 10 milhões de vídeos publicados no Brasil e aproximadamente 2 bilhões de visualizações. Mesmo tendo sido lançado há pouco tempo (sua versão oficial saiu no final de 2018), os downloads mensais desse aplicativo      já superaram os do Instagram e do Facebook e está entre o Top 5 da Play Store. Portanto, seu potencial para monetização se mostra promissor. Parcerias com empresas e celebridades já foram estabelecidas e já têm rendido bons resultados. 

Também, as possibilidades de utilização do TikTok para anúncios e os recursos já disponíveis e em teste nos mostram como incluí-lo em sua estratégia de marketing de diversas maneiras, vamos conhecê-los:

– O primeiro passo está na criação de um perfil, para produção de conteúdo e captação de seguidores e, ao mesmo tempo, promoção da sua marca. Entretanto o desafio está no tipo de vídeo já que, diferente do IG, essa rede não é um canal de vendas, os usuários estão em busca de conteúdos que lhes interessem. Então, não basta anunciar por anunciar, é preciso entender bem quais temas e formatos podem cair no gosto do seu público-alvo e, assim, começar a planejar o processo de produção deles.

Quer receber conteúdo exclusivo no seu e-mail?
Obrigado pelo cadastro!

– Outro caminho está em investir nos anúncios pagos da rede por meio do TikTok Ads, mas para quem não dispõe de um bom orçamento, pode não ser a melhor estratégia a primeiro momento, já que ali o patrocínio ainda tem um valor alto em relação às outras redes sociais. Caso tenha essa possibilidade, o app oferece a oportunidade de patrocinar conteúdo de Pré-rolagem, exibidos logo ao abrir o aplicativo, de Feed, mostrados ao longo da navegação, Desafios e concursos com hashtags e Filtros exclusivos para customização que abrem caminho para engajamento e interação dos seguidores com a marca.

– Além disso, a parceria com influencers (nativos dessa rede ou não) pode ser uma boa saída, principalmente para marcas que não têm um time especializado para a criação dos vídeos para a rede ou simplesmente querem terceirizar essa parte.

Vídeos “compráveis” também já estão em fase de testes, direcionando a pessoa para a URL que desejar.

Todas essas possibilidades são tendências com formatos imersivos e, se bem aplicadas, podem atrair uma boa visibilidade para o seu perfil e para a marca, principalmente frente às chances de popularização e viralização, com milhões de visualizações dentro da plataforma e movimentando até mesmo outros canais.