Impulsionamento de posts: o que é, como funciona e como fazer?

O impulsionamento de posts é um recurso de mídia paga que possibilita elevar o alcance orgânico de uma publicação, que é limitado pelas próprias plataformas, permitindo que seja exibida para mais usuários que possam se interessar por ela e potencializando o engajamento de um conteúdo relevante com o seu público-alvo.

Por meio dessa ação, mais seguidores da marca nas redes sociais são impactados com suas postagens em seu feed, assim como aqueles que ainda não a conhecem, gerando mais prospects, leads e conversões (impulsionando em conjunto a campanhas de anúncios, já que são ações distintas de atrair mais pessoas, com finalidades e vantagens diferentes).

A maior e mais impactante exposição é uma grande aliada de marcas que buscam se posicionar melhor e desenvolver uma boa reputação, estabelecendo-se como autoridade dentro do seu segmento de mercado.

Dessa forma, seu planejamento pode ser fortalecido em 3 frentes:

Mais pessoas impactadas, superando as barreiras de limitação das redes.

Alcance mais preciso, com a segmentação, direcionar para os usuários certos.

Mais engajamento, ao promover e manter interesse e interações em suas páginas.

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Assim, se você busca mais presença digital para a sua marca, seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos, o impulsionamento de posts é a sua estratégia.

Para impulsionar, é necessário entender e definir qual é o melhor post em relação à meta estipulada, já que só é possível potencializar um por vez. Feito isso, no IG, em “Promover”, se encontra uma opção “Impulsionar uma publicação”, no FB, o botão “Impulsionar com crédito”. Em seguida, deve-se selecionar seu objetivo (qual propósito precisa alcançar com essa postagem? Divulgar um produto, atrair visitas, gerar leads, converter?), a audiência (qual perfil deseja alcançar com aquele conteúdo?) para que atinja o resultado esperado e o local (Facebook, Instagram e/ou Messenger, dispositivos móveis ou desktop). Depois, define-se o valor do investimento (a partir de $1, quanto irá pagar por dia?) e a duração da estratégia (e por quanto tempo?).

Após isso, o trabalho está em monitorar o desempenho da publicação impulsionada para ir implementando alterações e atualizações se necessário. Portanto, será possível compreender o que funciona ou não, no que diz respeito a métricas e indicadores, para chegar a conclusões sobre o que faz sentido seguir ou mudar, otimizando suas ações nas redes.

Não impulsione qualquer post que publicar, escolha o que tem mais potencial, com foco em alguma ação e vá testando com vários formatos e conteúdos até encontrar aqueles pelos quais seu público mais se interessa e com os que mais se engaja. Assim, com a criação de conteúdo relevante, informativo, interessante e impulsionando-o, as perspectivas de fazer sua marca mais conhecida alcançando maior tráfego de visitantes, novos seguidores e clientes são muito maiores.

O apoio de uma agência especializada no digital e em social media pode direcionar uma estratégia acertada em relação a valores, mecanismos corretos e métricas para o impulsionamento de suas melhores publicações, fazendo valer e alavancar seu investimento e visibilidade da sua persona por meio da presença da marca nas redes.