O que muda nos seus anúncios com a atualização do iOS14

Em junho de 2020, a Apple anunciou três novas políticas para aplicativos que entraram em vigor a partir de janeiro de 2021. Com isso, plataformas de publicidade e mídia online podem encontrar alguns impasses em relação a essa limitação que o machine learning passa a enfrentar. São eles:

1. Rótulo de Dados: todos os Apps devem apresentar as informações sobre suas práticas de coleta de dados via app da Apple Store Connect.

2. Prompt do Track de Transparência: todos os apps, incluindo o do Facebook, devem solicitar aos usuários permissões de rastreamento nos apps externos e sites por meio de framework do App de Track de Transparência da Appt (ATT, na sigla em inglês) e também conhecido como Prompt.

3. Compartilhamento de dados via API de APP/Navegador: Facebook e outras plataformas deverão usar um novo framework que restrinja, agregue e atrase relatórios de eventos.

Explicamos mais sobre as mudanças e os impactos da atualização neste post.

Aqui, vamos listar de forma visual e resumida o que vai mudar para quem investe em anúncios, principalmente para o Facebook. Lembrando que o impacto se estende a todos os anunciantes, não apenas àqueles que anunciam em dispositivos iOS14.

Para as campanhas de aplicativos, dados de eventos serão agregados e atrasados. Isso quer dizer que o anunciante não terá todos os dados diariamente para suas análises e otimizações, alguns dados podem ter atraso de até 3 dias no envio.

– Campanhas de conversão terão redução de eventos e janelas de mensuração. Se antes você podia contar com as informações de quantos eventos quisesse rastrear, agora terá que definir oito prioridades por domínio e fazer acompanhamentos em janelas mais curtas de tempo:

Exemplo:

Essa observação de 8 eventos por domínio é importante principalmente para empresas multinacionais ou que trabalhem com mais de um país no mesmo domínio. Já que, a partir de agora, dependendo da construção desse site, terão que usar os mesmos eventos para todos os países dentro daquele domínio. 

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O mesmo vale para empresas que trabalham com diversas agências, precisarão definir juntas os eventos que querem acompanhar, e não mais por seus objetivos individuais de setor.

Ações e medidas para tomar de imediato:

  • Verificar o domínio no Gerenciador de Negócios do Facebook (BM do cliente);
  • Operar e definir a prioridade de, no máximo, 8 eventos por domínio;
  • Entre em contato com o suporte do Facebook ou seu atendimento e agência para organizar os pontos de mudanças e próximos passos.

Prepare-se para

  • antecipar as mudanças nas janelas de atribuição e atualizar as regras automatizadas, se necessário;
  • identificar estratégias de otimização de campanha que podem exigir testes (ou seja, alternativas de público, diferentes estratégias de lance, etc.).