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O que são links patrocinados?

Sabe quando você faz uma busca em sites de pesquisa, como Google e Bing, e nos resultados aparecem algumas páginas em destaque com a marcação “anúncio”? Estes são links patrocinados, um tipo de publicidade que promove uma marca mostrando o link de algum produto ou serviço ao usuário, de acordo com a pesquisa realizada por ele.

 

Como funcionam os Links Patrocinados

Para que os anúncios sejam exibidos como resultados de busca no Google e no Bing, um mecanismo robusto funciona, relacionando mais de 7 milhões de fatores. Esse mecanismo pode ser entendido como um enorme e instantâneo leilão entre anunciantes. O que está sendo disputado é o espaço para anunciar, e o critério para vencer consiste em uma relação entre o valor que se está disposto a pagar pelo espaço e a relevância do que tem a oferecer ao usuário.

 

Assim, se você deseja exibir um anúncio da sua marca em uma posição de destaque no Google, por exemplo, lembre-se de que, além da verba disponível para investimento, é preciso ter páginas de destino interessantes, com conteúdos que tenham ligação ao termo anunciado e apresentar seu produto ou serviço de forma clara e atrativa, sempre relacionado ao que o público está buscando.

 

É importante destacar que, apesar de estarem muito associados aos sites de busca, os links patrocinados não são uma exclusividade dessas plataformas. Eles também estão presentes nas redes sociais, aumentando o alcance dos anúncios. Para definir qual a melhor estratégia para as suas campanhas, observe quais são os outros canais que o seu público-alvo mais utiliza. Entre as principais alternativas estão: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Após, defina quais serão utilizados e determine as táticas de divulgação para cada um deles.

 

Como usar links patrocinados?

Para investir nessa estratégia, você precisa dar atenção a alguns pontos importantes:

  • Encontre seu público-alvo: milhões de pessoas com diferentes interesses navegam na internet todos os dias. Por isso, é importante selecionar uma parte desse público para oferecer os serviços e produtos da sua empresa.
  • Escolha palavras-chave: aqui, você precisa analisar os termos de busca que estão relacionados ao seu serviço ou produto e que apresentam maior volume de buscas.
  • Mensurar os resultados: esta etapa é fundamental para definir o que deve ser mantido e o que precisa de ajustes. Vale a pena fazer a análise dos canais, campanhas e anúncios individualmente, além de uma avaliação macro.

 

Quais fatores são levados em consideração?

Uma estratégia de links patrocinados proporciona maior alcance às pessoas que estão demonstrando interesse pelo serviço ou produto da sua empresa. Também é válido considerar que, embora não seja tão clara a sua relação com o tráfego orgânico (gerado sem clique em anúncios), um trabalho bem feito via Google Ads e Bing Ads, por exemplo, colabora para a visibilidade e para a qualificação do seu site.

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Para um bom posicionamento nos resultados de busca, é importante manter um site que proporcione a melhor experiência para o usuário. Investir em bom conteúdo, SEO, landing pages e planejamento é necessário para otimizar os resultados e acelerar a performance. Ou seja, se o site não for qualificado e relevante, mesmo contando com o maior investimento em palavra-chave, não ocupará o melhor posicionamento nos canais.

 

Quais são as formas de investimento e como funcionam?

Os modelos de investimento e cobrança, quando se trata de rede de pesquisa, poderão variar de acordo com a estratégia da conta. Eles são classificados em três principais tipos:

CPC (custo por clique)

Quando o anunciante paga por cada clique no link.

CPM (custo por mil impressões)

O anunciante paga a cada mil impressões válidas.

CPA (custo por ação)

Quando o anunciante deseja controlar seu orçamento a partir de uma ação realizada no site, como uma compra, por exemplo.

 

O primeiro passo para escolher a forma de investimento é definir suas metas e KPIs. Com essa definição, é necessário conhecer suas taxas de conversão, estimar investimentos e conversões (seja um lead ou uma venda) e acompanhar o orçamento diário máximo para maior controle de gastos e resultados. Não existe um valor ideal de investimento, vai depender muito do alcance do seu negócio, dos objetivos e da estrutura de conta.

 

Quais são as vantagens para os negócios?

Com os links patrocinados é possível atingir os usuários que estão pesquisando sobre o que o seu negócio oferece. Além da liberdade de orçamento, sua empresa pode contar, por exemplo, com insights e relatórios do Google Ads com as informações que você precisa para controlar e avaliar os resultados das campanhas. Assim, você pode otimizar a campanha e oferecer serviços apenas para quem mostrou interesse. Mesmo com poucos recursos, você pode iniciar uma campanha investindo um valor e ir aumentando o investimento conforme obtiver retorno.